domingo, 17 de março de 2013

Panetteria Italianinha - Um clássico paulistano...

Venho de uma família italianíssima. Como não poderia deixar de ser, todos os domingos o menu lá em casa é una bella pasta preparada pelo patriarca da família, mio babbo. 99,9% dos domingos ele prepara carinhosamente a massa do macarrão, os antepastos, faz os pães recheados, etc. Tudo para agradar a todos que almoçam conosco.

Fugindo a regra, esse final de semana foi uma exceção! O Babbo não fez nadinha... Fomos na Panetteria Italianinha, compramos um filão de pão italiano, outro pão recheado com calabresa e escarola e um fusilli de massa fresca. Minha mãe fez o molho e junto com tudo isso um bom vinho. Perfeito para uma tarde com aquela típica garoa paulistana.

O lugar é fantástico. Há tempos somos fregueses de lá... A Panetteria Italianinha foi fundada em 1896 por imigrantes italianos e ficou famosa por aliar tradição com qualidade. O lugar localizado no bairro do Bexiga (ou seria Bela Vista?) tem a cara de São Paulo, além de ser um ponto obrigatório para quem aprecia o verdadeiro pão italiano. A procura pelo pão é tanta que as chances de você levar um filão recém saído do forno são muitas. Uma curiosidade em relação ao pão italiano da Italianinha é a tradição. O segredo do pão italiano é a fermentação natural, então o nonno (ex-dono) trouxe da Itália uma massa-mãe que dá origem aos pães até hoje. Uma equipe tem que deixar um pedaço da massa-mãe para para outra equipe começar a manipular o pão e por aí vai. Além dos maravilhosos pães, a padaria tem massa fresca, queijos, antepastos, molhos, doces, biscoitos do tipo tarallo, grissini, picicatella, canuccine, assados, azeites, frios e um tanto de outras delícias.




Sandra Franciuli - proprietária da Panetteria Italianinha.
Portanto, se infelizmente você não tem um pai como o meu, a dica é quentíssima! O estabelecimento pequenininho também é recheado de histórias. Hoje em dia, com tudo tão diferente, com mudanças de comportamento e de valores, não se deve perder de vista um pedacinho de nossos antepassados que existe em cada um de nós. Respeitar a tradição e a história é respeitar a si mesmo.

E no mais, mangia che te fa bene!

#FICAADICA - Panetteria Italianinha
Rua Rui Barbosa, 121 - Bela vista - SP
Tel.: (11) 3289-2838
www.padariaitalianinha.com.br

domingo, 10 de março de 2013

OMG - Domingo + petisco + Diletto


Apesar de ter acordado cedo, estava com uma preguuuuuiça... Dessas típicas de domingo. Fiz tudo bem devagar, tudo ao seu tempo e quando olhei no relógio, já passava da 1 hora da tarde. Sem café da manhã e almoço, resolvemos procurar um lugar para comer. São Paulo tem tantas opções que fica até difícil escolher. Entrei na net e depois de uma breve pesquisa optamos pelo Dita Cabrita.

Dita cabrita - O local simpático e acolhedor conta com uma decoração rusticamente mineira, as mesas de madeira protegidas por grandes sombrinhas brancas ao ar livre, dividem o espaço com plantas, árvores frutíferas e flores. O maior atrativo são os petiscos preparados pela dona da casa. Os bolinhos com o nome do bar são grandes, crocantes e sequinhos por fora e cheios de recheios por dentro. Pedimos um sensacional bolinho de mandioca com carne seca. De babar!!! Fiquei morrendo de vontade de experimentar o bolinho de arroz com queijo também, mas esse ficou para uma próxima oportunidade. Outra especialidade são os espetinhos na brasa em inúmeras versões – queijo coalho, alcatra, picanha, frango, linguiça, mussarela, legumes, e na sobremesa espetos de frutas com chocolate. Quem assina os belos drinques do bar é Ivaldo Marcolino (ex-rubaiyat, ex-fidel, ex-San Francisco), especialista em mojitos e caipiroskas. Cervejas Eisenbahn (inclusive a Lust), Bohemia, Brahma, Skol e Chope Brahma disputam espaço com a ampla oferta de destilados. Há ainda opções de tintos, brancos, espumantes e um vinho argentino frisante. O menu não é extenso, o que acho até bom, eles acabam fazendo bem tudo que oferecem!!!








#FICAADICA – Dita Cabrita
Rua Barão do Bananal, 961 - Perdizes  - SP
Te.: (11) 3868 2463
www.ditacabrita.com.br

Deixamos de provar as sobremesas por um bom motivo. Fomos conhecer a sorveteria conceito da Gelato Diletto, recém inaugurada em um dos bairros mais nobres de São Paulo.

Gelato Diletto – Não tem como não virar fã. Há três anos, recuperando antigas receitas de sorvetes do avô italiano, Leandro Scabin criou a marca Diletto, de sorvetes gourmet com matéria prima italiana. Os picolés Premium caíram no gosto do povo e a deliciosa novidade se espalhou rapidamente. Hoje está em mil pontos de venda, em 13 estados brasileiros. Em dezembro último, a marca de sorvetes (aquelas que tem um ursinho desenhado na embalagem) abriu sua flagship store nos jardins. MARAVILHOSA!!!  O ambiente é lindo e agradável. Lá eles servem todas as delícias da marca Diletto (muitas delas com poucas calorias). Vale experimentar o sorvete de massa, com calda à escolha, armazenada num delicado potinho. Dizem que a combinação de limão-siciliano com calda de limoncello é incrível. Eu, tradicional que sou, optei por um vanilla com chocolate, já o Rô chocolate belga com calda de chocolate 70% cacau. A identidade visual é outro ponto positivo. A marca que pretende entrar no mercado internacional em pouco tempo pensou com carinho em cada detalhe. É bom mesmo, de verdade verdadeira... O sorvete é firme e extremamente saboroso, aveludado e apaixonante. E  tudo isso made in Brazil. AMEI!!!






#FICAADICA - Gelato Diletto
Alameda Lorena, 1969 - Jardins – SP
Tel.: (11) 4371 4454
www.gelatodiletto.com.br