terça-feira, 30 de abril de 2013

SUP – Esporte ou diversão?

Depois de uma semana corrida, nada melhor que um final de semana na praia para recarregar as energias. Tempo bom, família, amigos e atividade física. Coisas boas para o corpo,  para a alma e o coração.

Descemos sexta a noite para Ubatuba, chegamos 2h e pouco da manhã. Mesmo assim acordamos cedo e logo fomos para a praia praticar o SUP (Stand Up Paddle). Já falei sobre o esporte AQUI. O dia estava lindo, o mar manso, a brisa suave, perfeito para um passeio sobre as águas calmas da praia do Itaguá.

O Stand Up Paddle é uma ótima opção de diversão, de deslocamento e de condicionamento físico, ele trabalha todo o sistema cardiovascular, tonifica a musculatura de membros inferiores e superiores, melhora o equilíbrio e queima em torno de 350 calorias por hora de prática. UAUUUU!!! Além de ser simplesmente uma delícia... 






#FICAADICA - A prática de esporte melhora a circulação sanguínea, aumenta o metabolismo, fortalece o sistema imune, diminui os riscos de doenças cardíacas, aumenta a resistência dos ossos, melhora a coordenação dos movimentos e do equilíbrio, aumenta a boa disposição e o bom humor, diminui o estresse, risco de ansiedade e depressão, promove uma maior interação social, melhora a imagem corporal e a auto-estima entre outras coisas.

Nossas remadas foram supervisionadas pelo instrutor Sávio (Cabeça) da SUP TOUR Ubatuba. Ele nos levou a uma prainha onde paramos nossas pranchas, andamos alguns metros, tomamos um banho de bica (gelaaaaada), tomamos água e voltamos ao mar. Foram quase 2 horas sensacionais. 



A travessia é emocionante, aproveite para curtir o visual e o intenso contato com a natureza.

#FICAADICA – para quem quiser se aventurar no SUP

Discover Ubatuba
Luiz Felipe e Caru recepcionam a galera que quer se aventurar por Ubatuba e região. Na loja, além de alugar as pranchas de SUP, a escola oferece vários outros serviços como curso de mergulho, passeios de aventura, voos panorâmicos, roteiros náuticos, roteiros ambientais, etc...
Av. Leovigildo Dias Vieira, 752 - SL 02 – Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832-5274
E-mail: lyfe.azevedo@terra.com.br
www.discoverubatuba.com.br

SUP TOUR Ubatuba
O instrutor Sávio (cebeça) também oferece passeios incríveis.  Com ele você pode conhecer os atrativos culturais, naturais e históricos de Ubatuba remando pelos rios e praias da cidade.
Tel.: (12) 9208-7908
saviocardoso@terra.com.br
https://www.facebook.com/SupTourUbatuba

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Holanda é aqui!


Welkom (bem-vindos)!!! Mais um casamento! Desta vez dos amigos Marthinha e Marcos. Como é bom dividirmos momentos especiais com pessoas que amamos. A festa estava incrível, a comida deliciosa, os noivos felizes e a companhia... hummmm não me vem palavras para expressar o quanto curto essa turminha. Como disse minha amiga Vivi: momento old great times come back!!!! 












A festa aconteceu em um hotel na cidade de Jaguariúna. Como SEMPRE deixo tudo para ultima hora, quando fui fazer nossa reserva o hotel já estava lotado. Foi aí que perguntei por um outro perto e me indicaram um hotel em Holambra (4 km) de onde foi a festa! Grata surpresa... O casamento começou às 16h30, consequentemente antes da 1h já estávamos no hotel. Esse esquema de festa que começa cedo é sensacional! O dia seguinte a gente acorda zerada e prontinha para explorar o que a cidade tem de melhor!

Acordamos por volta das 8h, tomamos café e saímos a pé para conhecer a cidade. Eu simplesmente me apaixonei. Foi amor a primeira vista! A Capital Nacional das Flores é um destino especial para quem busca tranquilidade. A cidadezinha de 10 mil habitantes, reconhecida nacionalmente como um pedacinho da Holanda no Brasil, dispõe de um atraente roteiro rural, com passeios equestres e estufas de flores, além de muita arquitetura típica holandesa, museu histórico dos imigrantes, lagos, etc. A segurança também é outro ponto positivo. Fiquei impressionada com as casas sem muros, brinquedos no jardim, mesas, cadeiras e tudo intacto. Povo educado, cidade limpa... Impressionante!!! Holambra também é recheada de bons restaurantes, bares e confeitarias típicas. 
Chegando no lago Vitória Régia, vimos uma casa linda com um gramado enorme e um certo movimento. Não resistimos e fomos conferir o que era. Simplesmente uma confeitaria onde o turista tem a rara oportunidade de se deliciar com inúmeros tipos de doces, bolos, tortas, bolachas e pães produzidos artesanalmente de acordo com as mais tradicionais receitas da culinária holandesa, onde especiarias como cravo, canela e açúcar de confeiteiro garantem o charme e o sabor da gastronomia européia. A Confeitaria Zoet en Zout está localizada num dos cenários mais bonitos e agradáveis da estância turística. Vale cada caloria!








#FICAAFICA - Confeitaria Zoet en Zout
Viela Lantanas, 90 – Travessa com Rua dos Girassóis
Tel.: (19) 3802-1293
Horários de funcionamento: Segunda a sábado: das 08 às 18 horas.
Domingo: das 09 às 18 horas.
www.zoet-en-zout.com.br

Curiosidade: os sapatos típicos holandeses estampam o chão de toda cidade intercalados com desenhos de moinhos e tulipas. Um charme a parte!!!


 Não podia passar por Holambra e não levar ao menos um florzinha para casa. Andando mais um pouco vimos uma loja enorme de plantas. A Pronta Flora é um comercio de flores, plantas, acessórios e decoração. Os funcionários são super simpáticos e me deram uma aula de como cuidar da minha ráfia que está desgostosa no apartamento. A vontade era levar metade da loja. 


Pronta Flora
Rua Campo de Pouso, 1444, Centro
Tel.: (19) 3802-8080
www.prontaflora.com.br

Andamos, andamos, andamos... Quando vimos já passava do meio dia. Voltamos para o Hotel, arrumamos nossas coisas e fomos almoçar. Que dúvida cruel... Um lugar mais lindo que o outro, ficou difícil escolher. Na rua Doria Vasconcelos, duas opções nos chamaram muita atenção. O Casa Bela e o Martin Holandês. O dia estava lindo e escolhemos o Casa Bela pelo simples fato de ter uma área externa. A comida estava showwww! A começar pela entrada, uma espécie de croquete de frango com um vasto menu cervejeiro. Para o prato principal, pedi um parmegiana e o Rô um Stamppot a la Klass - prato típico holandês – medalhão de filé mignon envolto em bacon e grelhado. Servido com molho (adocicado) a base de vinho tinto, guarnecido de couve de Bruxelas e 3 purês. Worten Stamppot (batata com cenoura e cebola), Andijvie Stamppot (chicória com parmesão) e Witlof Stamppot (endívias e presunto). O que ficou um pouco a desejar foi o atendimento, os garçons eram um pouco confusos, mas vale super a pena!!!




#FICAADICA - Casa Bela Café Bar e Restaurante
Rua Dória Vasconcelos, 81 - Holambra
Tel.: (19) 3802-8040
www.casabelarestaurantes.com.br

#FICAADICA - Holambra Garden Hotel
Rua Rota dos Imigrantes, 620 - Centro - Holambra
Tel.: (19) 3802-2281 | 3802 - 2287
www.holambragardenhotel.com

O Hotel possui bons apartamentos que atendem bem às necessidades dos turistas. Sua localização central permite que você vá a pé aos melhores restaurantes, atrações turísticas e a Expoflora. Não possui área de lazer. O café da manhã é simples, porém muito gostoso. O bom mesmo é a super cama king size!!!


Hora de partir...  Tot ziens (inté mais)

domingo, 14 de abril de 2013

3.2 no Capim Santo

Meu Deus, como o tempo passa! Abril chegou e com ele o niver do maridão. Quarta (10) o Rô completou 32 anos e então era dia de comemorar!!! Tá bom foi uma comemoração discreta, porém não menos importante! Saímos para jantar nós 2. Passei em casa para pegar-lo, assim que ele entra no carro a pergunta foi: Onde você quer ir? Ele respondeu: Ahhh você que sabe! Detesto isso, sou virginiana, gosto de tudo organizado e programado. São Paulo tem muitas opções, fica difícil decidir assim!!! Resolvemos então dar uma volta. Passando pelos Jardins (bairro), lembrei do restaurante Capim Santo. Era exatamente o que eu queria. A noite estava deliciosa e o local tem um clima descontraído perfeito para o momento.



Meu prin, te amo infinito e desejo o melhor SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!

O restaurante Capim Santo traz criações da chef Morena Leite, que os prepara em sua cozinha envidraçada. Pitangueiras, coqueiros, jabuticabeiras e uma grande figueira recriam o ambiente mágico da matriz de Trancoso em pleno solo paulista. 

O cardápio contemporâneo apresenta frutos do mar, carnes, aves e massas. Temperos e ingredientes da tradicional culinária brasileira ganham toques fusion. Inclusive o Capim Santo, conhecido por nós paulistanos como erva cidreira está presente em vários dos pratos da casa.

O atendimento é impecável, os funcionários super educados. Eu que sou chatérrima com comida tive vontade de experimentar de tudo um pouco. Tudo tem um toque brasileiríssimo. A caipirinha vem com uma deliciosa lasca de cana de açúcar, um mimo!

Ahhh, já estava esquecendo... As músicas ambientes são ótimas e transmitem uma sensação de paz e bem-estar.

#FICAADICA
O lugar é perfeito para você levar aquele seu amigo gringo ou fazer aquela social com o coléga de trabalho que veio as terras tupiniquins. Além dos pratos que retratam nossa cultura, o cardápio é repleto de bebibas tipicamente brasileiras. Certeza que eles vão adorar!!!

O restaurante é simplesmente demais e como todo lugar tem uma história, essa vale a pena ser compartilhada.

1981 - O primeiro restaurante da família Marques Leite nasceu no Quadrado de Trancoso, onde pessoas se encontravam e tudo acontecia.

1982 - Na casa da família, o restaurante cresceu e começou a receber pessoas para o almoço, em uma cozinha com vista para o mar. Comidas preparadas em um fogão à lenha com legumes trazidos do quintal, muitos grãos e peixes conquistaram clientes que viraram amigos e fizeram a fama do local.

1985 - Em janeiro de 1985, no dia de Santo Reis, o Capim Santo abre oficialmente suas portas. Sandra Marques cuidava da cozinha e Nando Leite servia os clientes no salão, enquanto Morena e Marcel, eram criados entre panelas e pitangueiras do quintal.
1987 - Alguns quartos foram construídos entre os coqueiros do enorme jardim, surge a Pousada Capim Santo. Morena, curiosa desde pequena, adorava tomar café da manhã com os visitantes e começou a perceber que, de acordo com suas origens, se pareciam no jeito de ser. Queria ser jornalista internacional ou antropóloga, estudar e entender as pessoas e suas culturas.

1997 - Aos 16 anos, foi estudar em Cambridge, na Inglaterra, onde morou com uma francesa, uma cambojana budista, uma turca muçulmana e uma russa judia. Foi aí que sentiu que poderia entender e usar a gastronomia como passaporte cultural.

1998 - Sandra Marques traz o Restaurante Capim Santo para uma casa com um jardim tropical na Vila Madalena, criando um pedacinho de Trancoso em São Paulo, tornando-se um sucesso imediato.

1999 - Morena Leite se formou como Chef de Cozinha e Confeitaria na renomada escola de gastronomia Cordon Bleu em Paris.
De volta ao Brasil e às panelas do novo Restaurante Capim Santo São Paulo, além de receber clientes habituais, surgiram amigos para celebrar aniversários, casamentos e reuniões corporativas.

2001 - Morena levou seu tempero para Chicago, em um festival de cozinha latinoamericana no John Hancock Center. Na sua volta, foi capa da revista Veja São Paulo.

2002 - Começa a parceria da Chef com a Tetrapak, que há 10 anos acompanha sua evolução gastronômica, levando-a para o Anhembi, maior espaço de eventos da América Latina.

2004 - O Capim Santo muda para os Jardins, literalmente no centro de um jardim com jabuticabeiras, pitangueiras, coqueiros e bananeiras.

2005 - O convite para realizar o coquetel da área VIP do show de Gilberto Gil no Ano do Brasil na França, com a presença dos presidentes do Brasil e da França, fez com que Morena Leite inaugurasse oficialmente sua cozinha itinerante, o Buffet Capim Santo na companhia da sócia Adriana Drigo e sua equipe.

Misturando a essência de Trancoso com a sofisticação do Cordon Bleu e o profissionalismo de São Paulo, o Buffet Capim Santo passou a ditar o cardápio dos grandes eventos do Grupo Lide assim como importantes recepções na casa de Joao Doria para empresários, e membros da realeza internacional. E também open houses e casamentos badalados de Trancoso à São Paulo, em espaços como Estrela da agua, Galileu, Serra do Mar, Estação São Paulo, Traffó, Loducce, Jardim Leopoldina, Contemporâneo, Gardens, La Luna, Casa Pietra, Mube, MAM e Museu da Casa Brasileira.

2006 - A Chef Morena Leite é convidada pelo governo Português, para através da gastronomia promover os laços culturais Brasil-Portugal em Lisboa.

2007 - Morena inaugura a Escola Sabores e Saberes dentro do Restaurante Capim Santo, em parceria com a Electrolux. Começa a realizar aulas com diversos temas ligados a gastronomia e a promover Saraus Gastronômicos.

2008 - Morena leva os sabores e ingredientes do Brasil para Santiago no Chile.

2009 - Do desejo de contribuir com a sociedade, Morena cria o Instituto Capim Santo em Trancoso, novamente com a parceria da Electrolux. Passa a ensinar técnicas de gastronomia e a passar seus conhecimentos e formar novos assistentes de cozinha.
O Buffet Capim Santo e a Chef Morena Leite são convidados pela Apex Brasil para realizar o jantar para 200 convidados em Dubai.

2010 - O Grupo Capim Santo em São Paulo expande e inaugura o Santinho, restaurante dentro do Instituto Tomie Ohtake que segue os princípios do Capim Santo e apresenta um buffet com 5 estações: Saladas, Grãos, Leguminosas, Proteínas e Tapiocas.

2011 - Morena lança novo livro em comemoração aos 25 anos do Capim Santo. O Capim Santo é eleito como melhor restaurante de comida brasileira em São Paulo, pela Revista GoWhere Gastronomia.

2012 - Morena é convidada pela Embratur para representar o Brasil, na ITB 2012 em Berlim, na Alemanha.
Lança o livro Doce Brasil Bem Bolado e está à frente de um programa de TV que tem como foco a pesquisa de novas tendências na gastronomia. O Instituto Capim Santo chega a São Paulo em parceria com o Instituto Andre Franco Vive e Verdescola, com 2 turmas no curso de capacitação básica em gastronomia.

2013 – A história de 2013 ainda está sendo escrita, mas não resta nenhuma dúvida que será um sucesso!!!

Morena Leite

#FICAADICA – Capim Santo
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 471
Cerqueira César - SP
Tel.: (11) 3068-8486
www.capimsanto.com.br