domingo, 27 de janeiro de 2013

Final de semana cultural - SESC Pompéia

A minha terra da garoa, famosa por sua intensa vida cultural e importante econômica, completou nesta última sexta, 459 anos de existência. Parabéns São Paulo... e para comemorar o final de semana prolongado, nada melhor do que explorar o que a cidade oferece de melhor.


E por falar em cultura, você conhece o SESC??? Apesar de muitos já terem ouvido falar nesta importante instituição, poucos conhecem de fato o que ela representa para a sociedade. Semana passada minha mãe pediu para que eu fosse até o SESC Pompéia comprar os ingressos de uma peça (UAKTI BEATLES). Saí do trabalho e fui direto para lá. Há anos não entrava na unidade da Pompéia, simplesmente me apaixonei!!! Comprei os ingressos e acabei me empolgando. Fiquei lá fuçando e desfrutando do bom e do melhor. A programação é incrível, para todos os bolsos e idades. São cinco campos de atuação - educação, saúde, cultura, lazer e assistência, com oferta de serviços de educação, alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica, biblioteca, apresentações e desenvolvimento artísticos e culturais, esportes, recreações, turismo social, trabalho com grupos, ações comunitárias e financiamento de serviços – espelhados em 32 unidade só no estado de São Paulo.

Resumindo... o SESC é uma obra educativa privada, sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, que tem como principal finalidade, fraternizar os homens, fortalecendo neles o sentimento de solidariedade e confiança, desenvolvendo assim, uma ação de educação informal e permanente com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir. São inúmeras as atividades que o SESC oferece. Algumas gratuitas e outras com valores simbólicos. Você pode ver a programação AQUI.





Acordei na maior preguiça, foi quando minha mãe ligou perguntando se gostaria de ir ao SESC levar a Fefê em uma peça infantil. Prontamente me preparei para o programasso de domingo. Chegamos por volta das 11h30, demos uma passada na sala de leitura depois seguimos para o teatro. Logo na entrada uma preocupação especial com os pequenos, todos ganhavam um almofadão para colocar no acento e assim conseguir enxergar com clareza o palco, outra coisa super-fofa foram os dizeres que antecedem a peça, interpretados por uma criança. Só aí já fiquei com vontade de chorar... O espetáculo “A Cortina da Baba” começou exatamente ao meio dia e durou aproximadamente 60 adoráveis minutos.


 “A Cortina da Baba” - Adaptação do Grupo Sobrevento para o texto da escritora inglesa Virginia Woolf. Ao bordar uma grande cortina com figuras de animais, uma babá (Giuliana Pellegrini) pega no sono. Enquanto brinca na sala, o menino (Marcelo Paixão) aproveita para recolher o tecido e começa a imaginar que os bichos ganharam vida. Com a técnica do teatro de sombras, os precisos manipuladores Anderson Gangla, Agnaldo Souza, Marcelo Paixão e Giuliana Pellegrini representam de maneira graciosa um elefante, uma girafa, dois pinguins e outros personagens coloridos. Eles saltam do pedaço de pano e montam um cenário de uma alegre aldeia. Simplesmente demais. As melodias (que infelizmente não sei quem as fez) também deixaram o espetáculo ainda melhor.



Logo depois da peça, fomos para casa, almoçamos uma bela pasta (tradicional de domingo) e seguimos com a programação. Jogo do Palmeiras. Confesso que não foi uma ideia genial, afinal pegamos chuva, pagamos caro e o meu amado time ainda perdeu. Pior, pelo PENAPOLENSE com um jogador a mais. Mas ok, valeu pela companhia. Outro dia fiquei pensando... Quando foi a última vez que fiz uma coisa pela primeira vez? Taí... hoje foi a primeira vez que fui ao jogo do Palestra com meu tio Miguel. ADOREI... Tá vendo como tudo tem um lado positivo??? E pra melhorar, o final de semana acabou com uma pizza na casa da mamãe e do papai. SHOW!!!


#FICAADICA - SESC
http://www.sescsp.org.br

#FICAADICA - A Cortina da Babá
A programação no SESC Pompéia acabou, mas de 3 a 24 de fevereiro, estreia no SESC Santana. Todos os domingos às 14h. Os ingressos variam de R$ 2 a R$8. Outras peças do grupo Sobrevento também estão em cartaz. Confira no site: http://www.sobrevento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário