domingo, 17 de março de 2013

Panetteria Italianinha - Um clássico paulistano...

Venho de uma família italianíssima. Como não poderia deixar de ser, todos os domingos o menu lá em casa é una bella pasta preparada pelo patriarca da família, mio babbo. 99,9% dos domingos ele prepara carinhosamente a massa do macarrão, os antepastos, faz os pães recheados, etc. Tudo para agradar a todos que almoçam conosco.

Fugindo a regra, esse final de semana foi uma exceção! O Babbo não fez nadinha... Fomos na Panetteria Italianinha, compramos um filão de pão italiano, outro pão recheado com calabresa e escarola e um fusilli de massa fresca. Minha mãe fez o molho e junto com tudo isso um bom vinho. Perfeito para uma tarde com aquela típica garoa paulistana.

O lugar é fantástico. Há tempos somos fregueses de lá... A Panetteria Italianinha foi fundada em 1896 por imigrantes italianos e ficou famosa por aliar tradição com qualidade. O lugar localizado no bairro do Bexiga (ou seria Bela Vista?) tem a cara de São Paulo, além de ser um ponto obrigatório para quem aprecia o verdadeiro pão italiano. A procura pelo pão é tanta que as chances de você levar um filão recém saído do forno são muitas. Uma curiosidade em relação ao pão italiano da Italianinha é a tradição. O segredo do pão italiano é a fermentação natural, então o nonno (ex-dono) trouxe da Itália uma massa-mãe que dá origem aos pães até hoje. Uma equipe tem que deixar um pedaço da massa-mãe para para outra equipe começar a manipular o pão e por aí vai. Além dos maravilhosos pães, a padaria tem massa fresca, queijos, antepastos, molhos, doces, biscoitos do tipo tarallo, grissini, picicatella, canuccine, assados, azeites, frios e um tanto de outras delícias.




Sandra Franciuli - proprietária da Panetteria Italianinha.
Portanto, se infelizmente você não tem um pai como o meu, a dica é quentíssima! O estabelecimento pequenininho também é recheado de histórias. Hoje em dia, com tudo tão diferente, com mudanças de comportamento e de valores, não se deve perder de vista um pedacinho de nossos antepassados que existe em cada um de nós. Respeitar a tradição e a história é respeitar a si mesmo.

E no mais, mangia che te fa bene!

#FICAADICA - Panetteria Italianinha
Rua Rui Barbosa, 121 - Bela vista - SP
Tel.: (11) 3289-2838
www.padariaitalianinha.com.br

Um comentário:

  1. O local é pequeno porém recheado de delícias.A gente sai de lá saciado, visto que no balcão encontramos mil e um petisco para degustar........."Madona Mia"!!!

    ResponderExcluir