domingo, 14 de abril de 2013

3.2 no Capim Santo

Meu Deus, como o tempo passa! Abril chegou e com ele o niver do maridão. Quarta (10) o Rô completou 32 anos e então era dia de comemorar!!! Tá bom foi uma comemoração discreta, porém não menos importante! Saímos para jantar nós 2. Passei em casa para pegar-lo, assim que ele entra no carro a pergunta foi: Onde você quer ir? Ele respondeu: Ahhh você que sabe! Detesto isso, sou virginiana, gosto de tudo organizado e programado. São Paulo tem muitas opções, fica difícil decidir assim!!! Resolvemos então dar uma volta. Passando pelos Jardins (bairro), lembrei do restaurante Capim Santo. Era exatamente o que eu queria. A noite estava deliciosa e o local tem um clima descontraído perfeito para o momento.



Meu prin, te amo infinito e desejo o melhor SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!

O restaurante Capim Santo traz criações da chef Morena Leite, que os prepara em sua cozinha envidraçada. Pitangueiras, coqueiros, jabuticabeiras e uma grande figueira recriam o ambiente mágico da matriz de Trancoso em pleno solo paulista. 

O cardápio contemporâneo apresenta frutos do mar, carnes, aves e massas. Temperos e ingredientes da tradicional culinária brasileira ganham toques fusion. Inclusive o Capim Santo, conhecido por nós paulistanos como erva cidreira está presente em vários dos pratos da casa.

O atendimento é impecável, os funcionários super educados. Eu que sou chatérrima com comida tive vontade de experimentar de tudo um pouco. Tudo tem um toque brasileiríssimo. A caipirinha vem com uma deliciosa lasca de cana de açúcar, um mimo!

Ahhh, já estava esquecendo... As músicas ambientes são ótimas e transmitem uma sensação de paz e bem-estar.

#FICAADICA
O lugar é perfeito para você levar aquele seu amigo gringo ou fazer aquela social com o coléga de trabalho que veio as terras tupiniquins. Além dos pratos que retratam nossa cultura, o cardápio é repleto de bebibas tipicamente brasileiras. Certeza que eles vão adorar!!!

O restaurante é simplesmente demais e como todo lugar tem uma história, essa vale a pena ser compartilhada.

1981 - O primeiro restaurante da família Marques Leite nasceu no Quadrado de Trancoso, onde pessoas se encontravam e tudo acontecia.

1982 - Na casa da família, o restaurante cresceu e começou a receber pessoas para o almoço, em uma cozinha com vista para o mar. Comidas preparadas em um fogão à lenha com legumes trazidos do quintal, muitos grãos e peixes conquistaram clientes que viraram amigos e fizeram a fama do local.

1985 - Em janeiro de 1985, no dia de Santo Reis, o Capim Santo abre oficialmente suas portas. Sandra Marques cuidava da cozinha e Nando Leite servia os clientes no salão, enquanto Morena e Marcel, eram criados entre panelas e pitangueiras do quintal.
1987 - Alguns quartos foram construídos entre os coqueiros do enorme jardim, surge a Pousada Capim Santo. Morena, curiosa desde pequena, adorava tomar café da manhã com os visitantes e começou a perceber que, de acordo com suas origens, se pareciam no jeito de ser. Queria ser jornalista internacional ou antropóloga, estudar e entender as pessoas e suas culturas.

1997 - Aos 16 anos, foi estudar em Cambridge, na Inglaterra, onde morou com uma francesa, uma cambojana budista, uma turca muçulmana e uma russa judia. Foi aí que sentiu que poderia entender e usar a gastronomia como passaporte cultural.

1998 - Sandra Marques traz o Restaurante Capim Santo para uma casa com um jardim tropical na Vila Madalena, criando um pedacinho de Trancoso em São Paulo, tornando-se um sucesso imediato.

1999 - Morena Leite se formou como Chef de Cozinha e Confeitaria na renomada escola de gastronomia Cordon Bleu em Paris.
De volta ao Brasil e às panelas do novo Restaurante Capim Santo São Paulo, além de receber clientes habituais, surgiram amigos para celebrar aniversários, casamentos e reuniões corporativas.

2001 - Morena levou seu tempero para Chicago, em um festival de cozinha latinoamericana no John Hancock Center. Na sua volta, foi capa da revista Veja São Paulo.

2002 - Começa a parceria da Chef com a Tetrapak, que há 10 anos acompanha sua evolução gastronômica, levando-a para o Anhembi, maior espaço de eventos da América Latina.

2004 - O Capim Santo muda para os Jardins, literalmente no centro de um jardim com jabuticabeiras, pitangueiras, coqueiros e bananeiras.

2005 - O convite para realizar o coquetel da área VIP do show de Gilberto Gil no Ano do Brasil na França, com a presença dos presidentes do Brasil e da França, fez com que Morena Leite inaugurasse oficialmente sua cozinha itinerante, o Buffet Capim Santo na companhia da sócia Adriana Drigo e sua equipe.

Misturando a essência de Trancoso com a sofisticação do Cordon Bleu e o profissionalismo de São Paulo, o Buffet Capim Santo passou a ditar o cardápio dos grandes eventos do Grupo Lide assim como importantes recepções na casa de Joao Doria para empresários, e membros da realeza internacional. E também open houses e casamentos badalados de Trancoso à São Paulo, em espaços como Estrela da agua, Galileu, Serra do Mar, Estação São Paulo, Traffó, Loducce, Jardim Leopoldina, Contemporâneo, Gardens, La Luna, Casa Pietra, Mube, MAM e Museu da Casa Brasileira.

2006 - A Chef Morena Leite é convidada pelo governo Português, para através da gastronomia promover os laços culturais Brasil-Portugal em Lisboa.

2007 - Morena inaugura a Escola Sabores e Saberes dentro do Restaurante Capim Santo, em parceria com a Electrolux. Começa a realizar aulas com diversos temas ligados a gastronomia e a promover Saraus Gastronômicos.

2008 - Morena leva os sabores e ingredientes do Brasil para Santiago no Chile.

2009 - Do desejo de contribuir com a sociedade, Morena cria o Instituto Capim Santo em Trancoso, novamente com a parceria da Electrolux. Passa a ensinar técnicas de gastronomia e a passar seus conhecimentos e formar novos assistentes de cozinha.
O Buffet Capim Santo e a Chef Morena Leite são convidados pela Apex Brasil para realizar o jantar para 200 convidados em Dubai.

2010 - O Grupo Capim Santo em São Paulo expande e inaugura o Santinho, restaurante dentro do Instituto Tomie Ohtake que segue os princípios do Capim Santo e apresenta um buffet com 5 estações: Saladas, Grãos, Leguminosas, Proteínas e Tapiocas.

2011 - Morena lança novo livro em comemoração aos 25 anos do Capim Santo. O Capim Santo é eleito como melhor restaurante de comida brasileira em São Paulo, pela Revista GoWhere Gastronomia.

2012 - Morena é convidada pela Embratur para representar o Brasil, na ITB 2012 em Berlim, na Alemanha.
Lança o livro Doce Brasil Bem Bolado e está à frente de um programa de TV que tem como foco a pesquisa de novas tendências na gastronomia. O Instituto Capim Santo chega a São Paulo em parceria com o Instituto Andre Franco Vive e Verdescola, com 2 turmas no curso de capacitação básica em gastronomia.

2013 – A história de 2013 ainda está sendo escrita, mas não resta nenhuma dúvida que será um sucesso!!!

Morena Leite

#FICAADICA – Capim Santo
Alameda Ministro Rocha Azevedo, 471
Cerqueira César - SP
Tel.: (11) 3068-8486
www.capimsanto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário